Uece entrega Centro de Bioterismo com investimento de R$ 6,5 milhões
- 10/02/2023
- 0 Comentário(s)
Estrutura é fundamental no desenvolvimento de pesquisa aplicada para a saúde humana e saúde animal
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) entregou nesta quinta-feira, 9, o Centro de Bioterismo, vinculado ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ICSB), no Campus do Itaperi, em Fortaleza.
O equipamento tem área de 2.100 m² e é destinado à criação, manutenção e utilização de animais (ratos e camundongos) em protocolos experimentais.
O Biotério foi construído com recursos do Tesouro Nacional por meio da Agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e recursos do Estado do Ceará, totalizando um investimento de R$ 6,5 milhões.
O governador Elmano Freitas (PT) destacou a contribuição da estrutura para a produção de conhecimento, tecnologia e inovação no estado. “Hoje, entregamos esse importante equipamento para a comunidade científica do Ceará, que vai ter um impacto social enorme, uma vez que as pesquisas que serão desenvolvidas no Biotério podem ser aplicadas em diversas áreas, como o desenvolvimento de vacinas e medicamentos”, disse.
Entre as demandas que serão atendidas ou terão sua resolução otimizada pelo Biotério, que será pela médica veterinária e pós-doutora Luísa Macedo Braga, destacam-se as seguintes:
- Fornecimento de animais alto padrão sanitário e genético para pesquisas no âmbito de pós-graduações do estado do Ceará, como os Programas de Ciências Veterinárias, de Ciências Fisiológicas, de Bioprospecção Molecular, além da Rede Nordeste de Biotecnologia, do Mestrado em Recursos Naturais, do Mestrado em Nutrição, entre outros, com consequente geração de conhecimento novo que pode subsidiar novos processos e produtos.
- Fornecimento de animais para provas de conceitos e outros testes para finalização de produtos através de empresas de biotecnologia, farmacêuticas etc., como exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a exemplo de guia para a condução de estudos não clínicos de toxicologia e segurança farmacológica necessários ao desenvolvimento de medicamentos.
- Formação de médicos veterinários, responsáveis técnicos de biotérios, capacitados para a criação de animais de laboratório, clínica, anestesia, cirurgia e demais procedimentos específicos de cada área.
- Formação de biólogos especializados em ciência de animais de laboratório, transgenia, reprodução in vitro, modelos alternativos etc.
- Fornecimento de animais, para diagnóstico de raiva pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).
- Fornecimento de animais com padrão sanitário e genético garantidos em Instituições que têm convênios e outros acordos de cooperação técnico-científica e projetos multicêntricos.
- Formação de técnicos bioteristas de alto nível para trabalhar em instituições que realizem ensino, pesquisa básica ou aplicada utilizando animais experimentais.
- Realização de testes toxicológicos e provas de conceitos dentro das boas práticas de laboratório, seguindo as normativas da Anvisa, tanto como prestação de serviço como em convênio público-privado para o desenvolvimento de produtos inovadores autóctones em parceria.





























